Resenha - A vida em tons de cinza
- Babi Lacerda
- 7 de mar. de 2019
- 2 min de leitura

Em parceria com o IG @mamaetalendo, tive o imenso prazer em ler esse livro (ou Cinzas na Neve, na nova edição) e eu preciso falar sobre ele. Quando faço minhas resenhas, costumo colocar a sinopse da editora, mas nesse caso em particular, não vou colocar, preciso de espaço, esse livro merece demais.
.
A história se passa no fatídico cenário da 2° Guerra Mundial, mas nos mostra um lado pouco comentado: A "extinção" dos países bálticos. Os lituanos temiam Stálin assim como os judeus temiam Hitler e gravem bem isso: A ditadura de Stálin matou muito mais inocentes do que a ditadura de Hitler.
.
Nossa protagonista, Lina, é uma jovem de 15 anos e com um talento incrível, ela desenha. Em uma noite, os soviéticos entram em sua casa e levam ela, sua mãe e seu irmão até uma estação de trem com muitas outras pessoas na mesma situação. Sem entenderem ao certo, são jogados dentro de um vagão em condições desumanas. Todos apertados, sem banheiro, sem poderem andar, sem comida e sem água, sem ao menos saberem para onde vão e se vão sobreviver. Durante a trajetória, Lina conhece Andrius, que em uma das paradas, a ajuda procurar seu pai em outros vagões. Assim que Lina o encontra, ela promete que enviará seus desenhos assim que puder, relatando onde a família estaria, mas tudo em código.
Após semanas, chegam em um gulag, um campo de concentração, onde terão que trabalhar de forma exaustiva, em troca de pão duro.
.
A autora escreve de forma simples e apesar de sentir meu estômago revirar em muitas cenas, Ruta consegue nos passar uma linda mensagem de amor ao próximo. Eu AMEI a Lina logo de cara, jovem e esperta, mas Elena, sua mãe é maravilhosa, um exemplo de força, gentileza e liderança. Essa mulher se sacrificou de todas maneiras possíveis pelos seus filhos, mas também pelos outros lituanos.
.
Esse livro se tornou um dos meus livros favoritos, inesquecível e que me fez ver o mundo de outra forma. Por favor, leiam. No IG @mamaetalendo tem a resenha mais detalhada, passem lá e confiram.
Comments